1. O CONGRESSO
O Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas (CBTC), organizado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), ocorre anualmente, em diferentes cidades do Brasil. O CBTC reúne profissionais e estudantes da área de saúde mental e tem como objetivo oferecer informações sobre pesquisa, ensino, supervisão, prevenção e intervenção em Terapias Cognitivas-Comportamentais-Contextuais. O objetivo deste evento é levar o melhor do conhecimento científico para profissionais dos variados enfoques dessas abordagens, congregando participantes de todas as regiões do território nacional.
2. ATIVIDADES
A submissão de propostas está condicionada à inscrição (e respectivo pagamento) no XVII CBTC. Após a confirmação do pagamento, os proponentes poderão submeter seus trabalhos nas seguintes modalidades: Simpósio, Mesa Redonda, Comunicação Oral, Discussão de Caso Clínico, e e-Pôster, observando o regulamento para cada modalidade. Importante: Sem a confirmação de pagamento, a submissão de atividades não será realizada. Informamos que o sistema pode levar mais de 48 horas para identificar o pagamento. Por essa razão, recomenda-se que os pagamentos sejam realizados com antecedência mínima de 72 horas antes do prazo final indicado no edital para garantir o direito à submissão respeitando as datas.
A inscrição permite a participação em apenas uma atividade por categoria, isto é, um Simpósio, uma Mesa Redonda, uma Discussão de Caso Clínico e/ou uma Apresentação Oral. Apenas na categoria e-Pôster não haverá limitação de submissões.
Os coordenadores de Simpósios e Mesas Redondas deverão ser obrigatoriamente associados da FBTC em dia com suas obrigações legais e devem estar inscritos no CBTC. Poderão apresentar trabalhos nas demais categorias, participantes não sócios da FBTC, desde que inscritos no CBTC.
O evento compreenderá as seguintes modalidades de apresentações:
1) Conferências, Minicursos, Workshops e Sessões Especiais – Essas modalidades são propostas exclusivamente pela presidência ou pela comissão organizadora do CBTC. Os apresentadores convidados são pesquisadores ou profissionais com vasta e reconhecida experiência nas Terapias cognitivas e/ou comportamentais e/ou contextuais ou áreas afins.
2) Simpósios – podem ser submetidos apenas pelos integrantes do Grupo de Doutores da FBTC. Todos os membros do Simpósio deverão ter o título de Doutor.
3) Mesas Redondas, e-Pôsteres, Comunicações Orais e Discussão de Caso Clínico – Nessas modalidades serão apresentadas pesquisas (ou atendimentos clínicos, no caso de Discussão de Caso Clínico) realizadas por profissionais de saúde mental, estudantes de graduação e pós-graduação. Reitera-se que o coordenador de Mesa Redonda deve ser obrigatoriamente associado da FBTC e em dia com suas obrigações legais junto à Federação.
4) Lançamentos de livros – As propostas serão avaliadas por uma comissão ad hoc e devem ser encaminhadas para o e-mail priscila.alves@oxfordeventos.com.br, com cópia para contato@fbtc.org.br até dia 31/01/2025.
As submissões das propostas de Simpósios, Mesas Redondas, Comunicações Orais, Discussão de Casos Clínicos e e-pôster serão feitas exclusivamente on-line acessando o link https://mitte.tech/2025/cbtc/sis/inscricao/index.asp?s=cbtc e apenas pelas pessoas previamente inscritas, até dia 20 de setembro de 2024.
O programa preliminar será disponibilizado no site do evento, a partir de 15 de janeiro de 2025. A Comissão Organizadora do CBTC se reserva o direito de modificar o cronograma inicial de acordo com as necessidades da organização do evento.
2.1 – ESTRUTURA FÍSICA DO LOCAL DO EVENTO E DISTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES
O congresso tem atividades simultâneas e os participantes poderão ter acesso a todas as atividades, observada a limitação de capacidade de cada sala em conformidade às normas de segurança.
3. O PÚBLICO-ALVO
O CBTC está aberto para o público em geral, associados ou não-associados da FBTC, brasileiros e estrangeiros, estudantes e profissionais de psicologia e psiquiatria interessados nas Terapias Cognitivas, Comportamentais e Contextuais. Estudantes e profissionais de áreas correlatas (da saúde mental) também poderão participar como apresentadores (conforme previsto no edital) ou como ouvintes, desde que tenham feito a inscrição no evento. Serão aceitos trabalhos em língua portuguesa, espanhola e inglesa.
4. DATA E LOCAL
A décima sétima edição do CBTC ocorrerá nos dias 25 a 28 de março de 2025, em Florianópolis, Santa Catarina, no Centro de Convenções CentroSul.
5. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser realizadas através do site oficial do evento https://cbtc.fbtc.org.br/inscricoes/2025 Solicitamos especial atenção ao preenchimento dos campos do formulário, porque dele depende o posterior contato com os participantes, a emissão correta de certificados, o planejamento do Programa Científico sem sobreposição de atividades para um mesmo apresentador, entre outros itens importantes da organização.
Todos os inscritos receberão certificado de participação (que será disponibilizado após o término do evento no formato on-line) e crachá de identificação. É obrigatório o credenciamento na recepção do evento ou nos hotéis parceiros (consultar lista no site do evento). Não será permitida a entrada nas salas de atividades sem o crachá de identificação. É importante ressaltar que a emissão da segunda via do crachá terá um custo de R$50,00.
5.1 – VALORES
Os valores das inscrições no CBTC têm descontos para pagamentos antecipados (de acordo com tabela divulgada no site do CBTC e/ou nas redes sociais) e para associados da FBTC. Os valores são diferenciados para as seguintes categorias: Estudante (graduação), Pós-Graduandos (latu e stricto sensu – mestrando, doutorando e alunos de especialização) e Profissionais em geral. Os associados da FBTC quites com a anuidade do corrente ano podem inscrever-se no CBTC pagando valores reduzidos. Há valores diferenciados para associados de entidades parceiras, e as promoções oferecidas não são cumulativas.
Há ainda descontos para inscrições em grupos descritas no item 5.2.
A FBTC não restituirá o valor da taxa de inscrição para o CBTC sob nenhuma hipótese, mesmo em caso de recusa de propostas de apresentação de trabalhos ou desistência de participação pelo inscrito. Não será permitida a substituição do titular que realizou a inscrição. A inscrição fica vinculada ao CPF e não será permitido permutar os cadastros de pessoas físicas.
5.2 – INSCRIÇÕES PARA GRUPOS
– Grupos entre 10 e 20 pessoas, terão desconto de 10% na taxa de inscrição.
– Grupos com 21 pessoas ou mais, terão desconto de 15% na taxa de inscrição.
– O professor que promover a inscrição de 10 alunos para o congresso, terá direito a 20% de desconto sobre a própria inscrição.
Para participar dessa modalidade, um dos integrantes deve se apresentar como representante do grupo e enviar e-mail para vinicius.padilha@oxfordeventos.com.br contendo listagem com as seguintes informações relativas a cada componente do grupo: nome completo, CPF, e-mail, categoria na qual se inscreverá (anexando o respectivo comprovante em caso de ser estudante de graduação ou de pós-graduação), se é associado ou não à FBTC (anexando o respectivo comprovante de adimplência). Após esse envio, o representante receberá em resposta ao e-mail uma tabela contendo o valor que cabe a cada pessoa do grupo pagar. É função do representante arrecadar o valor total das inscrições e fazer um único depósito ou pix. Em seguida, cada componente receberá um cupom para realizar a inscrição no site.
6. COMISSÃO CIENTÍFICA
A Comissão Científica será constituída por associados da FBTC, em dia com suas obrigações legais, que possuam titulação de Doutor (ou equivalente) e experiência na área em que proferirem pareceres. A composição se dará por indicação da Comissão Organizadora e da Presidência.
A Comissão Científica é responsável por analisar as propostas de trabalhos encaminhadas. A Comissão Científica tem a prerrogativa de realocar, remanejar e redimensionar os trabalhos sempre que julgar necessário. Esta Comissão terá ainda plenos poderes para aceitar ou recusar as propostas, com o objetivo de primar por selecionar trabalhos atuais e bem estruturados para serem apresentados no CBTC.
À Comissão Científica caberá avaliar as propostas submetidas via sistema on-line. O aceite ou a recusa dos resumos deverá seguir as normas descritas no item 8.4.1 deste edital, com especial observância à pertinência científica, clareza e objetividade esperadas em trabalhos científicos.
7. PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
7.1 – MINICURSOS
Os Minicursos ocorrem a convite da Comissão Científica e da Presidência do CBTC, e os apresentadores devem ter reconhecida expertise no tema ministrado. Os Minicursos poderão ter duração de 3 a 4 horas, conforme a disponibilidade de espaço e de horário da programação estruturada pela coordenação do evento.
Os Minicursos ocorrerão em nível introdutório ou avançado, oferecendo a oportunidade para aprimorar conhecimentos nas Terapias Cognitivas e/ou Comportamentais e/ou Contextuais ou áreas correlatas.
7.2 – WORKSHOPS
Os Workshops ocorrem a convite da Comissão Científica e da Presidência do CBTC. Os Workshops poderão ter duração média de 2 horas, conforme a disponibilidade de espaço e de horário da programação estruturada pela coordenação do evento. Serão apresentados temas relevantes para a prática clínica ou abordagens inovadoras, em nível avançado, oferecendo a oportunidade para aprimorar conhecimentos nas Terapias Cognitivas e/ou Comportamentais e/ou Contextuais e áreas correlatas.
7.3 – CONFERÊNCIAS
As Conferências ocorrem a convite da Comissão Científica e da Presidência do CBTC. As Conferências são apresentações individuais, com duração de 50 minutos, podendo (a critério do conferencista) ser seguidas ou não por 10 minutos de debate com a audiência. Serão apresentados temas relevantes para a prática clínica ou abordagens inovadoras, em nível avançado, oferecendo a oportunidade para aprimorar conhecimentos nas Terapias Cognitivas e/ou Comportamentais e/ou Contextuais ou áreas correlatas.
7.4 – SESSÕES ESPECIAIS
As Sessões Especiais referem-se a modalidades diferenciadas de apresentação de trabalhos, propostas exclusivamente pela presidência da FBTC ou pela Comissão Científica do CBTC. As sessões especiais visam aprofundar temas de destaque na literatura e terão duração de 1 a 3 horas, conforme a disponibilidade de espaço e de horário da programação estruturada pela coordenação do evento. Serão apresentações em nível avançado, oferecendo a oportunidade para aprimorar conhecimentos nas Terapias Cognitivas e/ou Comportamentais e/ou Contextuais ou áreas correlatas.
7.5 – SIMPÓSIOS
Nos Simpósios são apresentados dados de pesquisas recentes ou da experiência clínica, com
contribuições complementares e relevantes sobre um mesmo tema. São compostos por 3 (três)
profissionais, sendo um deles o coordenador que ficará responsável pelo envio da proposta. A coordenação do Simpósio é restrita aos membros do Grupo de Doutores da FBTC, com a anuidade de 2024 em dia.
Os participantes devem ser representantes de duas ou mais instituições distintas. O tema deve ser abordado em nível avançado, oferecendo a pesquisadores e profissionais, a oportunidade para aprimorar conhecimentos nas Terapias Cognitivas e/ou Comportamentais e/ou Contextuais ou áreas correlatas. O Simpósio deve necessariamente envolver três apresentações com duração total máxima de 85 minutos. Cada apresentação deve ter entre 20 e 25 minutos de duração cada, seguidas de 10 minutos, ao final, para perguntas por parte da
audiência.
O coordenador do Simpósio será responsável pela condução do debate e pela apresentação da proposta. No momento da submissão, o coordenador deverá preencher no formulário online de submissão uma síntese (de até 2.800 caracteres sem espaço) do simpósio, incluindo sua justificativa e os três resumos dos trabalhos componentes, indicando a ordem em que serão apresentados. Os resumos serão apreciados separadamente e deverão atender às normas para submissão de resumos (ver item 8.4.1). O coordenador deverá ser associado, em dia com suas obrigações legais Junto à a FBTC, ter título de Doutor, atuar como responsável pela submissão convidando os demais participantes (também com titulação mínima de Doutor), mas que não necessariamente precisam ser integrantes do grupo de doutores da FBTC. A divulgação dos conhecimentos derivados de uma pesquisa ou caso clínico isolado não se enquadram nessa modalidade. Todos os membros do Simpósio devem estar inscritos no XVII CBTC.
O coordenador de Simpósio que tiver sua proposta aprovada pela Comissão Científica figurará no rol dos convidados do evento. Ele poderá obter, como benefício, após o pagamento das anuidades de 2024 e de 2025, e depois da aprovação do Simpósio, a devolução da taxa de inscrição no congresso de 2025.
Importante: Reiteramos que as submissões só podem ser realizadas após o pagamento da inscrição. Sem a confirmação de pagamento, a submissão de atividades não será realizada. Informamos que o sistema pode levar mais de 48 horas para identificar o pagamento. Por essa razão, recomenda-se que os pagamentos sejam realizados com antecedência mínima de 72 horas antes do prazo final indicado no edital para garantir o direito à submissão respeitando as datas. O prazo previsto de submissão é dia 20 de setembro de 2024. Portanto, o pagamento deve ser efetuado até o dia 17 de setembro de 2024.
7.6 – MESA REDONDA
A submissão de trabalhos na modalidade Mesa Redonda consiste na discussão de um mesmo tema sob diferentes perspectivas, integrando abordagens teórico-conceituais e aplicações práticas no campo profissional. A Mesa Redonda deverá ser composta por 4 (quatro) profissionais, representantes de duas ou mais instituições distintas. O assunto deve ser abordado em nível de aprofundamento avançado e os participantes apresentarão contribuições complementares, ou pontos de vista diferentes ou mesmo divergentes sobre um mesmo tema relevante para as Terapias Cognitivas e/ou Comportamentais e/ou e Contextuais ou áreas correlatas. A Mesa Redonda deve necessariamente envolver quatro apresentações, totalizando 70 minutos. Cada apresentação deve ter até 15 minutos, seguidas de 10 minutos, ao final, para perguntas por parte da audiência. O coordenador deverá ser profissional formado, associado (em dia com suas obrigações legais com a FBTC) com título de Mestre ou Doutor. O coordenador será o responsável pela submissão e por convidar os demais participantes. Os demais membros da Mesa deverão ter cursado ou estar cursando alguma pós-graduação strictu ou lato sensu e apresentar conhecimentos técnicos e teóricos suficientes para abordarem o tema proposto. No momento da submissão, o coordenador deverá preencher via formulário online de submissão um resumo geral da proposta de Mesa Redonda, justificando a apresentação, incluindo os quatro resumos de trabalhos, indicando a ordem de apresentação. Os resumos serão apreciados separadamente e deverão atender às normas para
submissão de resumos (ver item 8.4.1). A divulgação dos conhecimentos derivados de uma pesquisa ou caso clínico isolado não se enquadram nessa modalidade e devem ser propostos como comunicação oral, discussão de caso clínico ou e-pôster. Todos os membros da Mesa Redonda devem estar inscritos no XVII CBTC
Importante: Reiteramos que as submissões só podem ser realizadas após o pagamento da inscrição. Sem a confirmação de pagamento, a submissão de atividades não será realizada. Informamos que o sistema pode levar mais de 48 horas para identificar o pagamento. Por essa razão, recomenda-se que os pagamentos sejam realizados com antecedência mínima de 72 horas antes do prazo final indicado no edital para garantir o direito à submissão respeitando as datas. O prazo previsto de submissão é dia 20 de setembro de 2024. Portanto, o pagamento deve ser efetuado até o dia 17 de setembro de 2024.
7.7 – COMUNICAÇÃO ORAL
As propostas para Comunicação Oral se referem a relatos de pesquisas, extensão e/ou experiências clínicas relevantes nas Terapias Cognitivas e/ou Comportamentais e/ou Contextuais ou áreas correlatas, apresentadas individualmente, por um único participante. As Comunicações Orais serão realizadas em sessões conjuntas, mediadas por um debatedor designado pela Comissão Científica do CBTC.
Cada apresentação deverá ter duração de 15 minutos no total, sendo 10 minutos de apresentação e 5 minutos para interação. Os resumos devem atender às normas para submissão de resumos (ver item 8.4.1). O apresentador da comunicação oral deve estar inscrito no XVII CBTC.
Importante: Reiteramos que as submissões só podem ser realizadas após o pagamento da inscrição. Sem a confirmação de pagamento, a submissão de atividades não será realizada. Informamos que o sistema pode levar mais de 48 horas para identificar o pagamento. Por essa razão, recomenda-se que os pagamentos sejam realizados com antecedência mínima de 72 horas antes do prazo final indicado no edital para garantir o direito à submissão respeitando as datas. O prazo previsto de submissão é dia 20 de setembro de 2024. Portanto, o pagamento deve ser efetuado até o dia 17 de setembro de 2024.
7.8 – CASO CLÍNICO
A modalidade Discussão de Caso Clínico consiste na apresentação de um caso clínico seguida de um debate ancorado por um profissional de reconhecida experiência clínica. Os casos serão selecionados pela Comissão Científica e a escolha do debatedor da sessão será realizada a convite da referida comissão. Cada apresentação de caso clínico terá duração de 15 minutos no total, sendo 10 de apresentação e 5 minutos para interação. Os resumos devem atender às normas para submissão (ver item 8.4.1). O apresentador do caso clínico deve estar inscrito no XVII CBTC.
Importante: Reiteramos que as submissões só podem ser realizadas após o pagamento da inscrição. Sem a confirmação de pagamento, a submissão de atividades não será realizada. Informamos que o sistema pode levar mais de 48 horas para identificar o pagamento. Por essa razão, recomenda-se que os pagamentos sejam realizados com antecedência mínima de 72 horas antes do prazo final indicado no edital para garantir o direito à submissão respeitando as datas. O prazo previsto de submissão é dia 20 de setembro de 2024. Portanto, o pagamento deve ser efetuado até o dia 17 de setembro de 2024.
7.9 – e-PÔSTER
A modalidade e-Pôster diz respeito a trabalhos sobre relatos de pesquisas ou relatos de experiências relevantes nas diversas áreas das Terapias Cognitivas e Contextuais e áreas correlatas. Eles deverão apresentar uma síntese da pesquisa contendo: título, autores, filiação institucional, introdução, método, resultados, discussão/conclusões e referências (seguindo as normas da APA – verificar modelo disponível na página do evento). Os resumos devem atender às normas para submissão (ver item 8.4.1).
Cada autor receberá antecipadamente instruções contendo data e horário de sua apresentação ao avaliador. Os e-pôsteres aceitos para apresentação devem ser enviados via área reservada do autor: https://sis.automacaodeeventos.com.br/2025/cbtc/sis/inscricao/index.asp?s=cbtc até o dia 25 de fevereiro de 2025. Os e-pôsteres serão avaliados por sua qualidade científica, design, clareza de informações, seguindo normas indicadas no item 8.2. Haverá premiação dos e-pôsteres pela Comissão Científica do evento. O apresentador do e-pôster deve estar inscrito no XVII CBTC.
Importante: Reiteramos que as submissões só podem ser realizadas após o pagamento da inscrição. Sem a confirmação de pagamento, a submissão de atividades não será realizada. Informamos que o sistema pode levar mais de 48 horas para identificar o pagamento. Por essa razão, recomenda-se que os pagamentos sejam realizados com antecedência mínima de 72 horas antes do prazo final indicado no edital para garantir o direito à submissão respeitando as datas. O prazo previsto de submissão é dia 20 de setembro de 2024. Portanto, o pagamento deve ser efetuado até o dia 17 de setembro de 2024.
7.10 – LANÇAMENTO DE LIVROS
REGULAMENTO
1 – O livro deverá ter sido publicado no ano de 2024 ou 2025.
2 – O autor que fizer a candidatura da obra, deverá ser associado adimplente da FBTC.
3 – O autor deverá estar inscrito no Congresso.
4 – Convidados do evento poderão, a critério da Comissão Organizadora e da Presidência, autorizar autógrafos de obras consagradas nas áreas contempladas neste edital.
5 – As propostas de lançamentos devem ser enviadas, até do dia 31 de janeiro de 2025, contendo:
– Título do livro;
– Editora;
– Nome do autor responsável;
– Nome dos demais autores;
– Data de publicação;
– Imagem da capa digitalizada;
– Breve resumo (150 palavras);
– Contato (telefone e e-mail) da livraria ou editora responsável pela comercialização
– O autor fica responsável por estabelecer o contato comercial entre a editora e a comissão organizadora do evento, com tempo hábil para viabilizar a venda de exemplares.
A livraria ou editora deve ser patrocinadora do Congresso e estar presente no evento. Há também a possibilidade de se estabelecer parceria comercial com algum dos patrocinadores, com autorização prévia da comissão organizadora. Esta parceria deve ser comunicada a comissão organizadora até o dia 2 de fevereiro de 2025.
A submissão de proposta será feita por e-mail para priscila.alves@oxfordeventos.com.br, com cópia para contato@fbtc.org.br, com o assunto Lançamento de Livros no CBTC 2025 e os dados solicitados. A resposta da aprovação, ou não, da submissão será comunicada via email.
SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
Os autores dos livros aprovados terão a oportunidade de participar de uma sessão de autógrafos, que será indicada na programação científica. A sessão de autógrafos está prevista, inicialmente, para ocorrer em três dias, sempre no horário do coffee break. A Comissão Organizadora do evento, por razões de espaço físico, oferecerá assentos na mesa de autógrafos apenas aos organizadores da obra. Casos excepcionais podem ser avaliados pela Comissão Organizadora e pela Presidência.
ESTRUTURA
Os livros aprovados serão disponibilizados na sessão “Lançamento de Livros” no site do evento na página https://cbtc.fbtc.org.br/edicao/2025 até dia 10 de fevereiro de 2025.
8. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Os participantes deverão estar inscritos no XVII CBTC. Cada inscrição permitirá a submissão de um resumo para as seguintes modalidades de apresentação: um resumo para Simpósio (coordenação exclusiva para membros do grupo de Doutores da FBTC), um resumo para Mesa Redonda, um resumo para Comunicação Oral, um resumo para Caso Clínico. Apenas na modalidade e-Pôsteres não haverá limite pré-definido para o envio de resumos. Não é necessária inscrição de todos os autores dos trabalhos, apenas daqueles que participarão
e/ou apresentarão trabalhos no XVII CBTC. É possível ainda ser coautor de um número ilimitado de trabalhos.
8.1 – PRAZOS PARA SUBMISSÃO E ACEITE DOS TRABALHOS
O envio de resumo deverá ser realizado após a inscrição on-line através da ÁREA RESTRITA, impreterivelmente, até o dia 20 de setembro de 2024 às 23h59min (horário de Brasília).
A carta de aceite será enviada por e-mail até o dia 13 de dezembro de 2024. O texto dos resumos será publicado nos anais conforme submetido. Nesse sentido, solicitamos especial atenção às normas quanto à estrutura e ao uso adequado da linguagem. Reiteramos que propostas incompletas ou em formatos diferentes das normas, assim como resumos fora dos parâmetros descritos no item 8.4.1, não serão avaliados e, por conseguinte, não serão aceitos pela Comissão Científica.
8.2 – APRESENTAÇÃO DOS e-PÔSTERES NO CBTC
Os avaliadores de e-pôsteres serão indicados pela Comissão Científica e utilizarão os seguintes critérios:
– Cientificidade: Adequação dos métodos aos resultados e conclusões encontrados;
– Apresentação gráfica: Apresentação e clareza dos pontos mais importantes do trabalho;
– Apresentação oral: Domínio do tema, clareza e profundidade da apresentação;
Ao submeter o resumo de sua proposta, o apresentador do e-pôster estará ciente e de acordo que: o local, data e horário de sua apresentação será decidida pela Comissão Organizadora, sem possibilidade de alterações.
Os resumos submetidos devem se referir a experiências clínicas, relatos de extensão e/ou de pesquisa já completos. Nesse sentido, não serão aceitos projetos com dados preliminares, ainda a serem analisados.
8.3 – NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS
Todos os proponentes de trabalhos, independente da modalidade, deverão estar inscritos no CBTC, com confirmação do pagamento da taxa de inscrição.
Ao inscrever o trabalho, o participante responsável pela submissão deverá indicar uma área temática na qual o trabalho se insere, dentro das seguintes opções:
– Abordagem evolucionista do funcionamento mental
– Abordagens integrativas e contextuais em psicoterapia
– Avaliação psicológica e psicopatologia
– Bases epistemológicas e filosóficas dos modelos cognitivos comportamentais
– Cuidados paliativos
– Transtorno por uso de substâncias, Transtorno do jogo, dependência de internet
– Farmacoterapia, psiquiatria e psicoterapia
– Formação de terapeutas e supervisão
– Intervenções clínicas no tratamento dos transtornos psiquiátricos em adultos
– Intervenções com casais e sexualidade
– Intervenções com pessoas idosas, familiares, cuidadores e instituições de longa permanência
– Intervenções em contextos socioculturais variados
– Intervenções em contextos organizacionais
– TCC aplicada a minorias e ações afirmativas
– Intervenções na infância, adolescência, famílias e escolas
– Intervenções nos contextos de saúde
– Manejo de crise
– Mindfulness e psicoterapia
– Neurociências, neuropsicologia psicoterapia e pesquisa básica
– Neurodesenvolvimento
– Psicoterapias baseadas em evidências
– Regulação Emocional
– Intervenções On-line
– Psicologia jurídica
– Psicologia do esporte
As propostas de atividades deverão seguir as normas definidas pela Comissão Científica para cada atividade. A apresentação do trabalho será realizada no dia e horário definidos pela referida Comissão. A Comissão se reserva o direito de alocar as apresentações de trabalhos da forma como melhor convier à organização do evento.
8.4 – PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS
Os procedimentos para submissão de propostas serão regrados e disponibilizados neste edital e no site do evento.
8.4.1 – NORMAS PARA A PREPARAÇÃO DOS RESUMOS
Somente após a confirmação do pagamento é que pode ser feita a submissão. O primeiro passo é realizar a inscrição (no site do CBTC (https://cbtc.fbtc.org.br/edicao/2025) e em seguida realizar o pagamento. Esse processo pode levar mais de 48 horas. É importante ficar atento aos prazos de encerramento de submissão.
A submissão de resumos é feita exclusivamente via sistema acessando o link https://sis.automacaodeeventos.com.br/2025/cbtc/sis/inscricao/index.asp?s=cbtc. Ela poderá ser realizada somente após a inscrição e a confirmação do pagamento. Os resumos devem ser preenchidos via formulário online de submissão. As seguintes normas devem ser seguidas:
– O autor preencherá em etapas os dados do seu resumo em sistema on-line de inscrição. O sistema já está configurado de acordo com as regras e logística de cada modalidade e realizará a formatação automaticamente após a conclusão da submissão.
– Os itens do formulário identificados com asterisco são de preenchimento obrigatório, sem os quais o resumo não poderá ser submetido à avaliação.
– O resumo deverá ser apresentado sem citações e parágrafos contendo entre 2.000 caracteres no mínimo e 2.800 caracteres no máximo – sem espaço.
– O formulário de submissão de resumos fará a formatação automaticamente, no entanto, os autores se responsabilizam pelo conteúdo e pela qualidade ortográfica do texto.
– Para as modalidades Mesa Redonda e Simpósio, o coordenador deverá submeter um resumo geral da proposta e os resumos individuais de cada participante através do formulário online de submissão.
– O texto deve ser contínuo, sem parágrafos, referências e citações, tabelas ou figuras. Os resumos devem ser construídos sem subdivisões e devem conter em sua estrutura os seguintes tópicos: introdução, objetivos, método, resultados e discussão/conclusões.
– Cada resumo deverá apresentar claramente os objetivos do trabalho, incluindo-se os aspectos mais relevantes da literatura na área e descrever materiais e métodos, envolvendo participantes, equipamentos, técnicas e outras estratégias utilizadas.
– A descrição dos resultados deve conter a síntese do que foi obtido e, no caso de pesquisas, explicitar as medidas e os resultados de provas estatísticas ou outras técnicas aplicadas.
– A discussão deve estar baseada nos dados apresentados, sendo conveniente que sejam feitas referências aos objetivos ou hipóteses anteriormente descritas.
Na modalidade Discussão de Caso Clínico, deve ser aplicada a mesma regra, com texto contínuo, sem parágrafos, referências e citações, tabelas ou figuras entre 2.000 e 2.800 caracteres sem espaço. O resumo deve ser estruturado nos seguintes tópicos: Apresentação de caso, discussão e considerações finais. Cada resumo deverá apresentar a descrição de casos de forma clara, sucinta, apontando os principais pontos para a compressão. A discussão deve ser exposta com clareza, baseada nos principais pontos apresentados,
informando a evolução do caso, bem como os procedimentos e principais técnicas utilizadas. As considerações finais devem conter as principais conclusões e/ou desfechos obtidos e observados, situando-os dentro dos princípios teóricos que referenciaram o tratamento. É de inteira responsabilidade do proponente a ocultação de dados pessoais que possam identificar de qualquer forma a identidade do paciente.
No caso dos Simpósios e das Mesas Redondas, lembramos que o coordenador deverá realizar o envio do resumo geral da proposta (justificando a unidade da proposta) através do formulário de submissão, e os outros resumos serão anexados conforme formulário modelo disponível no site.
8.4.2 – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
Os trabalhos serão avaliados de acordo com as normas acima descritas, além da relevância científica (teórico/prática) e da clareza de exposição/argumentação. Critérios de avaliação de trabalhos submetidos:
*RELEVÂNCIA CIENTÍFICA
– Desenho metodológico utilizado
– Adequação dos métodos aos objetivos do estudo e aos resultados apresentados
– Qualidade do texto e profundidade da discussão proposta
* INOVAÇÃO
– Ineditismo da proposta
– Potencial de contribuição para a prática clínica e relevância social
O resultado da avaliação será em termos de aprovado e reprovado, não sendo possível sugestões de alteração no texto submetido pelo autor.
9 – PUBLICAÇÃO DE RESUMOS (ANAIS DO CONGRESSO)
Os resumos das atividades selecionadas para apresentação durante o CBTC serão publicados no site da FBTC. Recomendamos que as normas para preparação de resumos sejam observadas em todos os seus aspectos (número de caracteres e formato, com explicitação de objetivos, embasamento teórico, método detalhado, resultados e conclusão). Solicitamos atenção à ortografia tendo em vista a qualidade da publicação. Os resumos devem obedecer rigorosamente às normas explicitadas no item 8.4.1.
10. CERTIFICADOS
Todos os inscritos que comparecerem receberão o certificado on-line de participação no CBTC. Os participantes apresentadores de Conferência, Sessão Especial, Simpósio, Mesa Redonda, Comunicação Oral, Discussão de Caso Clínico e e-Pôster receberão 01 (um) certificado por apresentador, contendo o nome do autor e de seus coautores.
Os certificados estarão disponíveis eletronicamente no site do CBTC, após o final do evento, sendo responsabilidade do participante/apresentador acessá-los via área restrita. Os certificados ficarão disponíveis para download até dia 25 de julho de 2025.
11. PALESTRANTES E CONFERENCISTAS CONVIDADOS
A Comissão Organizadora do CBTC pode convidar pessoas dependendo das possíveis contribuições científicas específicas condizentes com as diretrizes do evento, sendo apoiados de diferentes formas, considerando os recursos financeiros disponíveis.
Apesar de isentos da taxa de inscrição, os participantes convidados deverão inscrever-se normalmente no CBTC através do site do evento, previamente divulgado, para o preenchimento dos dados necessários para contato.
12. DIREITOS AUTORAIS E USO DE IMAGENS
A submissão de atividade fica condicionada à tácita autorização dos autores para a FBTC utilizar, editar, publicar, reproduzir, por meio de jornais, revistas, imagens, conteúdos e qualquer informação, sem restrição de espécie alguma.
Autorizam ainda o uso de suas imagens em todo e qualquer material da FBTC, seja por meio de fotos, documentos e outros meios de comunicação, para ser utilizada em campanhas institucionais, sejam essas destinadas à divulgação ao público em geral e/ou apenas para uso interno desta Instituição.
A presente autorização, ainda, é concedida a título gratuito, abrangendo o uso das imagens acima mencionadas em todo território nacional e no exterior, em todas as suas modalidades e, apenas exemplificativamente, das seguintes formas: folhetos em geral (encartes, mala direta, catálogo etc.); folder de apresentação; anúncios em revistas e jornais em geral; home page e aplicativos de mídia eletrônica.
Os autores e coautores inscritos declaram que autorizam o uso acima descrito sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos à imagem ou a qualquer outro.
13. CASOS OMISSOS
Os casos não previstos neste edital serão discutidos pela Comissão Científica e/ou Comissão Organizadora do CBTC.
14. CRONOGRAMA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Porto Alegre, 01 de agosto de 2024.
Angela Donato Oliva
Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas
(Gestões 2023-2025 e 2025-2027)
Presidente do Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas
Karen P. Del Rio Szupszynski
(Coordenadora do Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas)