Texto escrito por Bernard P. Rangé (@bernardpimentelrange).
PAULO KNAPP
É com profundo pesar que informamos o falecimento de nosso querido colega Dr. Paulo Knapp. Um dos pioneiros da TCC no Brasil, fez sua formação com Aaron Beck em 1993, onde e quando aprendeu a trabalhar com terapia cognitiva.
Em 1996 Paulo, Cristiano e eu, fomos convidados por Hector Fernández-Alvarez, Claudia Bregman e Lídia Tineo para um 1º Congresso Latino-Americano de Terapias Cognitivas, em Buenos Aires. No ano seguinte, ocorreu o 2º Congresso Latino-Americano de Terapias Cognitivas, em Gramado, e o 1º Congresso Brasileiro de Psicoterapias Cognitivas onde ajudou a fundar a Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas (SBTC), da qual foi um de seus idealizadores e seu primeiro presidente. Paulo, com admirável competência, conseguiu fazer todo o processo necessário para que a SBTC se tornasse uma verdadeira associação científica. Nesse mesmo Congresso, Paulo começou a fazer parte da elaboração da Associação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas (ALAPCO), que acabou sendo fundada no V Latini Dies, no Rio de Janeiro, em 1999, durante o 2º Congresso Brasileiro de Psicoterapias Cognitivas.
Como parte de seu pioneirismo passou a qualificar a formação competente de terapeutas cognitivos Brasil afora além de promover treinamentos extra-murals do próprio Instituto Beck, em Porto Alegre e em São Paulo junto com Melanie Pereira, nos quais inúmeros terapeutas cognitivos brasileiros de referência foram formados. Seu livro, Terapia Cognitivo-Comportamental na Prática Psiquiátrica, é uma referência em nosso meio.
Paulo sempre foi um homem alegre e expansivo. Cativava a todos com o seu bom humor, sua alegria contagiante, seu desprendimento. Mais do que tudo, Paulo foi um grande amigo, não só meu e de minha esposa Ângela, como de muitas outras pessoas no Brasil e no exterior, incluindo o próprio Aaron Beck e sua filha Judith. Vai fazer muita falta, mas será sempre lembrado por todos nós com todo o carinho e respeito que ele fez por merecer.
Um grande abraço para sua esposa Maria Olivia, Luisa, Ana e Pedro!
Paulo Knapp, uma perda irreparável!