Inscrição: https://www.sympla.com.br/aprimoramento-de-10-semanas-para-supervisores-em-fap—2-edicao__1713151
Sobre:
O curso será on-line e acontecerá do dia 01/03/2023 à 31/05/2023, das 20h às 22h, com carga horária total de 20h. Nós iremos nos encontrar ao vivo durante 10 semanas, às quartas-feiras pelo aplicativo Zoom. Os encontros não serão gravados e é necessário que você utilize o vídeo (câmera) durante
o encontro.
A supervisão é o contexto chave no qual os profissionais desenvolvem suas competências clínicas.
A APA e e European Association of Clinical Psychology and Psychological Treatment (EACLIPT) delimitaram várias competências fundamentais na prática clínica; por exemplo, relacionamentos, profissionalismo e diversidade
cultural.
A Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) propõe uma abordagem comportamental contextual para melhorar as relações de supervisão e enfatiza o desenvolvimento de um contexto relacional naturalmente reforçador na supervisão para facilitar a modelagem das habilidades interpessoais dos supervisionados. Tal contexto permitirá a construção de relacionamentos significativos e colaborativos com clientes.
Este aprimoramento guiará os participantes através de um modelo de treinamento baseado em processos para maximizar o relacionamento da supervisão como um ambiente de aprendizado frutífero para aprimorar os relacionamentos dos supervisionados e facilitar seu processo de aprendizado de outras competências clínicas funcionais.
Conhecimento prévio desejável: pessoas que tenham conhecimento intermediário/ avançado no modelo de Supervisão e FAP. Mínimo de 5 anos de formado e experiência clínica.
Vagas limitadas: 14 participantes. Se você tiver dúvidas sobre os critérios e gostaria de esclarecimentos, entre em contato conosco pelos e-mails: imindpsi@gmail.com ou gabrielamartim@gmail.com.
Objetivos:
Aplicar processos comportamentais incorporados na FAP na relação de supervisão para melhorar a aprendizagem de competências clínicas Implementação de exercícios experienciais FAP através de role-plays e real-plays e ensaios comportamentais para modelar a relação de supervisão Avaliar repertórios dos terapeutas que interferem nos relacionamentos
usando uma abordagem funcional Identificar e planejar estratégias eficazes para modificar os
comportamentos interpessoais do supervisionando na relação de supervisão que possam levar a problemas terapêuticos nas relações .
Conteúdo programático:
- Introdução teórica sobre a FAP
- Introdução à Supervisão Clínica
- Identificação das classes de respostas do supervisionando que merecem análise e modelagem
- Caracterizar os modelos como um relacionamento colaborativo através de uma linguagem acessível
- Conceituação de caso experiencial com base no modelo de modelagem de repertórios do terapeuta
- Avaliação funcional: Aurora da Mudança, FIAT-Q, FASIT (do terapeuta e do cliente)
- Promover atividade prática de conceituação de casos através das estratégias aprendidas, real-plays e role-plays
- Fundamentos éticos para a prática de supervisão
- Orientação de contrato entre supervisor e supervisionando
- Supervisão multicultural (Diversidade, Cultura, Dimensão Sociopolítica e de Identidade)
Público-alvo:
Pessoas que tenham conhecimento
intermediário/ avançado no modelo de Supervisão e FAP. Mínimo de 5 anos de formado e experiência clínica.
Datas e horários:
O curso será on-line e acontecerá do dia 01/03/2023 à 31/05/2023, das 20h
às 22h, com carga horária total de 20h. Nós iremos nos encontrar ao vivo durante 10 semanas, às quartas-feiras pelo aplicativo Zoom. Os encontros não serão gravados e é necessário que você utilize o vídeo (câmera) durante o encontro.
Sobre as facilitadoras:
Priscila Rolim é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica em Campinas, Mestre em Psicologia Clínica pela Leiden University (Holanda), Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo ambulatório de
ansiedade do Instituto de Psiquiatria, Hospital das Clínicas (FMUSP), Terapeuta e treinadora em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) certificada pela University of Washington (EUA), Especializando em Terapia de Casal e Família pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e fundadora da Clínica e Centro de treinamentos iMind – Psicologia e Mindfulness.
Gabriela Martim é psicóloga clínica e supervisora, graduada e mestra pela
Universidade Federal do Paraná. O seu primeiro contato com a FAP foi há mais de 10 anos, atuando como terapeuta de pesquisas sobre relação terapêutica e está nas etapas finais de certificação como treinadora em FAP. Gabriela também é professora de Pós-Graduações ministrando os módulos de FAP e de Psicopatologia Comportamental. Atua em consultório particular com as Terapias Comportamentais Contextuais (principalmente FAP e ACT).