TEXTO DE APRESENTAÇÃO
Na segunda turma do workshop, apresentaremos uma introdução ao desenvolvimento dos Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) e seu impacto para o funcionamento cognitivo e socioemocional. Este curso foi pensado como uma capacitação para estudantes e profissionais que atuam com crianças e adolescentes. Abordaremos o desenvolvimento de EIDs e as formas
que se podem usar para avaliar este desenvolvimento, permitindo identificação e atuação precoce e preventiva. O workshop inclui o treinamento com o Baralho Infantil de Esquemas, uma ferramenta clínica para identificação de EIDs em desenvolvimento.
PÚBLICO ALVO
Profissionais e estudantes de Psicologia, Medicina, Psicomotricidade, Pedagogia, Psicopedagogia, Direito.
PROGRAMA DO CURSO
9h30 – Abertura do curso (Profa. Érica de Lana e Profa. Priscila Anush)
– Desenvolvimento cognitivo e a formação de crenças
– O que são os Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs)
– Desenvolvimento de EIDs na infância e na adolescência
– Abordagem clínica dos EIDs na psicoterapia da criança
10h20 – Intervalo
10h30 – Avaliando EIDs na infância e adolescência
– Workshop: Baralho Infantil de Esquemas
12h30 – Encerramento e avaliação do curso
SOBRE O BARALHO INFANTIL DE ESQUEMAS
O Baralho Infantil de Esquemas é o produto de um intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento teórico e clínico na área de Terapia dos Esquemas. Ele foi pensado para atender à perspectiva desenvolvimental dos esquemas cognitivos, tendo como objetivo ser um instrumento de apoio clínico de rastreio e não uma ferramenta diagnóstica per se. Este trabalho foi motivado, por um lado, pela relevância de se identificarem esquemas cognitivos precocemente, enquanto ainda estão em desenvolvimento, e, por outro, pela reconhecida escassez de instrumentos com esse fim, que sejam realmente adaptados às necessidades dos profissionais e às peculiaridades dos pacientes infantis. Por fim, trata-se de uma forma de avaliação lúdica, adaptada às necessidades da população infanto-juvenil e teoricamente fundamentada.
Sábado, dia 12 de setembro de 2020
Das 9h30 às 12h30
Certificado de 3h aula.
Professoras do Curso:
ÉRICA DE LANA
Psicoterapeuta cognitiva (TCC e Terapia do Esquema), coordenadora do projeto social Clínica de Aplicação da NeuroClínica, mestra em Psicologia Clínica e Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), doutora em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF/UFRJ) com Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) pela Escola Politécnica Federal de Lausana (EPFL) – Suíça, professora do curso de formação em TCC da Infância e Adolescência do InTCC, professora e supervisora de estágio clínico da Pós-graduação em TCC da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e professora adjunta do Departamento de Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF).
PRISCILA ANUSH C. M. BALEKJIAN
Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), formação em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência, supervisora dos casos clínicos infanto-juvenis da Clínica de Aplicação da NeuroClínica e especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência pelo InTCC.
O Curso Telepresencial será oferecido em plataforma on-line; os participantes receberão o link para acesso à sala virtual e poderão interagir com a professora do curso.
Inscrições: http://neuroclinicapsi.com/site/cursos/
Contato E-mail: contato@neuroclinicapsi.com
Sócios da FBTC têm 20% de desconto nas inscrições.